sexta-feira, 20 de março de 2015

O que consistiu o Realismo no mundo europeu?

               O Realismo foi uma manifestação literária surgida em fins do século XIX, depois do movimento Romântico. A nascente do movimento emergiu na França com os grandes representantes do período: Gustave Flaubert e Honoré Balzac
A obra de 1857, de Flaubert, Madame Bovary, viria a influenciar obras realistas de outros países. Eça de Queirós, em O Primo Basílio, mostra marcas de um Bovarismo* em Luísa.

               O movimento tinha integrantes que tendiam repudiar o Neoclassicismo e o Romantismo devido a estes não terem uma literatura engajada, ou seja, sentiam a necessidade de uma tendência que retratasse a vida(crítica a sociedade burguesa), os problemas, costumes da classes média e baixa.

            O pensamento filosófico de então era o Positivismo, surgida na França com Augusto Comte. Surgida a partir do Iluminismo e nascimento da sociedade industrial. Rechaça radicalmente a metafísica e teológicos, pois a partir daquele período comprovar algo era demonstrá-lo cientificamente. Além disso, acreditava-se que a "ordem e o progresso" dependia de avanços científicos.

*Bovarismo- O efeito das leituras de romances em Emma lhe traz um comportamento psicológico, cunhado por Jules Gaultier em Le bovarysme, la psychologie dans l'oeuvre de Flaubert e Le bovarysme, essai sur le pouvoir d' imaginer  como bovarismoprojetando-a num mundo idealizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário